Grupo Carta de Belém participa do Encontro “Agricultura em Transição”, em Rosário, Argentina

Foto: Maureen Santos

Foto: Maureen Santos

Nos dias 23 a 25 de agosto, movimentos e organizações sociais da América Latina se reuniram no “Encontro Agricultura em Transição“, na cidade de Rosário, Argentina. O encontro teve por objetivo analisar os impactos do modelo agroindustrial vigente, identificar experiências e mecanismos para a transição da agricultura para sistemas fundados na agroecologia. Foi organizado pelo Taller Ecologista/Argentina; REDES/Uruguay; Anamuri, Via Campesina/Chile; Sof/Brasil e Fundação Heinrich Böll Cone Sul.

Três membros do Carta de Belém estiveram presentes: André Dallagnol, da Terra de Direitos; Luz González, da CUT Brasil; e Maureen Santos, da Fundação Böll Brasil. No painel sobre Falsas Soluções para Agricultura: resposta do sistema diante da crise, André fez um diagnóstico sobre a financeirização da natureza na região, apontando como os mecanismos de mercado geram controle e domínio sobre os territórios e as populações que ali vivem, utilizando exemplos de leis e projetos de leis no Brasil; e Maureen apresentou as ameaças da Agricultura Climaticamente Inteligente (Climate Smart Agriculture) e os riscos de conceitos como a intensificação sustentável, que vem nos últimos anos se apresentando como grande solução para a chamada agricultura de baixo carbono.

Foto: Maureen Santos

Foto: Maureen Santos

O grupo participou também da oficina sobre “falsas soluções e estratégias de resistência” que aconteceu durante o encontro, apontando muitos acúmulos que vêm sendo trabalhados pelo Carta de Belém desde sua fundação em 2009. Os debates da oficina foram socializados em plenária juntamente com a apresentação das outras três oficinas realizadas em paralelo: Educação para a agroecologia; Acesso e defesa dos territórios; Economia e novas relações campo e cidade.

O Encontro foi positivo para rearticular ações e estratégias dos movimentos e organizações sociais na América Latina diante das ameaças impostas neste novo ciclo político.