Primeiro programa de rádio da Conferência sobre Financeirização da Natureza é lançado

Foi lançado ontem (10/8) o primeiro programa de rádio voltado para a Conferência Latino-Americana sobre Financeirização da Natureza, que acontece em Belém de 24 a 27 de agosto. Apresentado pela Convergência de Comunicação e transmitido pela estação uruguaia Radio Mundo Real, ele conta com entrevistas em português e espanhol com participantes vindos de vários países, incluindo Maureen Santos, coordenadora de justiça socioambiental da Fundação Heinrich Böll.

Entre os temas debatidos no programa está, por exemplo, a decisão de se iniciar a Conferência com três caravanas simultâneas a comunidades da região que vem sofrendo as consequências da mercantilização da natureza. Por um lado, essas comunidades têm em comum a devastação do território amazônico pelo monocultivo da palma africana e as experiências de implementação de mecanismos de pagamentos por serviços ambientais; por outro, compartilham de movimentos de resistência, como a luta por demarcação de terras e a introdução da agroecologia em algumas áreas quilombolas e em assentamentos rurais.

A partir de um melhor entendimento das vivências desses povos, as diversas organizações latino-americanas presentes no evento poderão sintetizar na conferência um debate de oposição à financeirização dos recursos naturais, que vem sido construído em um processo que já dura três anos. Então, será possível construir de forma conjunta estratégias de resistência à submissão, proposta pela corrente da economia verde, da conservação da natureza às forças de mercado.

Para entender melhor o tema, ouça o programa e acesse o primeiro boletim da conferência.

Fonte: Fundação Böll do Brasil