Seminário em Santarém busca ampliar a discussão sobre economia verde no oeste do Pará

Nesta terça-feira (18), acontece em Santarém, no Pará, o primeiro dia do Seminário “Conhecer a economia verde no estado do Pará” e a oficina “Ameças aos povos e comunidades tradicionais e agricultores (as) familiares no estado do Pará”. O encontro busca ampliar as discussões sobre economia verde na região, bem como fortalecer as lutas em defesa dos bens comuns e territórios.

Diante de um cenário de ausência de uma estrutura de polítca nacional de REDD no momento, Pedro Martins (Terra de Direitos/GCB) explica que o objetivo é trazer os casos de financeirização da natureza e avaliar a diversidade e as especificidades no território paraense.

Segundo Manoel Edivaldo (STTR/GCB), lideranças diversas estarão presentes no seminário para fortalecer o conhecimento sobre economia verde, especialmente no oeste do estado. “É uma forma de articular a luta em defesa dos bens comuns na região amazônica e denunciar as injustiças sociais, já que aqui essa temática tem sido pouco discutida. Assim, poderemos organizar as ações regionais de forma mais coletiva”, disse.

15b2f47a-f38f-42cb-afad-d01e819fba86

 

A reunião de diferentes comunidades no primeiro dia de evento foi destacado por Sara Pereira da FASE/GCB, já que os projetos de crédito de carbono têm sido bastante difundidos na região. “A comunidade tem poucas informações sobre esse tema que atinge diretamente seus modos de vida, por isso teremos um importante diálogo aqui. Também tem a importância de aproximar o Grupo Carta de Belém das bases, do debate que tem sido feito nesses 10 anos de grupo, e mostrar como esse debate se relaciona com a realidade de toda a região do baixo Amazonas”.

“Pra gente, das comunidades quilombolas, esse tema é uma coisa nova. A gente precisa entender de que forma nós nos inserimos nesse processo ou não”, afirmou Célia Cristina, da CONAQ.

O evento segue até a próxima quinta-feira, 20 de junho.

 

7473221d-f5e0-49c7-8d32-f3fff8a1d38b