Financeirização da natureza

Confira materiais produzidos pelo Grupo Carta de Belém:

Visões Alternativas ao Pagamento por Serviços Ambientais – Caderno 3

O caderno 3 da série “Visões Alternativas ao Pagamento Por Serviços Ambientais” tem como material de referência os debates de oficina realizada pela FASE e pelo grupo Carta de Belém em setembro de 2014.

COP21: Financiamento e construção de capacidades

Marcela Vecchione, do Grupo Carta de Belém e Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA – Universidade Federal do Pará), explica que a referência no preâmbulo do Acordo de Paris à Agenda de Ação de Addis Adaba, expõe […]

Visões Alternativas ao Pagamento por Serviços Ambientais – Caderno 2

Este caderno tem como material de referência os debates da segunda oficina “Visões alternativas ao Pagamento por Serviços Ambientais (PSA)”, realizada pela FASE e pelo Grupo Carta de Belém.

Visões Alternativas ao Pagamento por Serviços Ambientais – Caderno 1

Várias organizações e movimentos sociais já construíram uma visão crítica às soluções de mercado – como a do mercado de carbono – propostas como solução à crise ambiental.

O que está em jogo no
PL REDD+?

O PL institui o sistema nacional de redução de emissões por des-matamento e degradação, conservação, manejo fl orestal sustentável, manutenção e aumento dos estoques de carbo-no fl orestal (REDD+).

O que está em jogo no
PL PSA?

O PL institui a Política Nacional de Pagamento por Serviços Ambientais, o Programa Federal de PSA, o Fundo Federal de PSA e o Cadastro Nacional de PSA.

Quem ganha e quem perde com REDD e PSA?

Documento de Sistematização das Convergências do Grupo Carta de Belém extraídas do seminário sobre REDD+ e Pagamento por Serviços Ambientais x Bens Comuns.

Materiais de organizações parceiras e membros