Circuito BVRio é iniciado para promover a regularização ambiental e o uso de Cotas de Reserva Ambiental no Pará

Produtores rurais poderão aprender como utilizar Cotas de Reserva Ambiental através da plataforma BVTrade para regularizar sua situação ambiental

A BVRio, o Programa Municípios Verdes (PMV) e o Imazon lançaram ontem o  “Circuito BVRio – Pará” – uma caravana que percorrerá nove cidades paraenses para explicar o novo Código Florestal, o Cadastro Ambiental Rural (CAR) e os mecanismos de compensação de Reserva Legal, como as Cotas de Reserva Ambiental (CRAs), que podem ser usadas em lugar de reflorestamento e plantio de mudas.
O lançamento do Circuito ocorreu ontem, em Belém, durante uma cerimônia com a presença do Secretário Extraordinário do Programa Municípios Verdes do Pará, Justiniano Netto; Eliana Zacca, Secretária Adjunta de Agricultura e Neka Minssen, Diretora do Programa Amazônia Rural. Também estavam presentes representantes do Instituto do Homem e da Amazônia (Imazon) e de outras ONGs ambientais.
Segundo Mauricio Moura Costa, Diretor de Operações da BVRio e Presidente da BVTrade, “é importante ir ao campo e levar informação de qualidade sobre regularização ambiental aos produtores rurais”.
No Circuito, os produtores poderão conhecer a BVTrade, plataforma eletrônica da BVRio, criada para aproximar produtores com excesso e com déficit de Reserva Legal, que negocia a compra e venda de CRAs futuras.
Os técnicos da BVRio serão acompanhados por um representante do Banco do Brasil que irá explicar as linhas de financiamento disponíveis para a regularização ambiental. As palestras irão acontecer sempre ao final das tardes e serão seguidas de churrasco. No dia seguinte a cada uma, técnicos da BVRio e de outros parceiros estarão disponíveis para prover mais informação sobre o novo Código Florestal e suas obrigações, sobre o CAR e para demonstrar e cadastrar produtores na BVTrade.
De acordo com o Coordenador do Circuito e Gerente Comercial da BVRio, Leonel Mello, a BVTrade é uma plataforma segura e o custo é bem inferior ao do reflorestamento. “A formação dos preços das CRAs é transparente e se dá pela oferta e demanda,” ressalta.
O Ministério do Meio Ambiente deve publicar em breve uma Instrução Normativa que irá marcar o início do prazo de um ano, prorrogável por mais um, para o cadastramento ambiental das 5,4 milhões de propriedades rurais em todo o país, em linha com o novo Código Florestal. Proprietários rurais com um percentual de vegetação nativa menor do que o fixado pelo Código, vão poder usar o mecanismo de compensação de Reserva Legal para regularizar áreas desmatadas antes de 2008.
Entre Março e Maio de 2014, a BVRio conduzirá um circuito semelhante em municípios do Mato Grosso.
A BVTrade (www.bvtrade.org ) já tem mais de 1,5 milhão de hectares cadastrados em todos os biomas.
Veja aqui um vídeo explicativo sobre o mecanismo de CRAs, tambem em formato de animação.
Cidades do Circuito
Paragominas
Data: 31/01
Horário: 19h
Local: UFRA (Rod PA 256 – Nova Conquista)
Tailândia
Data: 05/02
Horário: 19h
Local: SINDIMAD (Rod. PA 150km 128)
Marabá
Data: 11/02
Horário: 19h
Local: Sindicato Rural de Marabá (Rod BR 155 KM 10 – Marabá)
Redenção
Data: 14/02
Horário: 19h
Local: Auditório do Sindicato dos Produtores Rurais de Redenção
Tucumã
Data: 13/02
Horário: 19h
Local: Sindicato dos Produtores Rurais de Tucumã (Rod. PA 279 km159, setor industrial – Parque de Exposição Sebastião Pé de Cobra)
Altamira
Data: 18/02
Horário: 19h
Local: Hotel e Churrascaria Casa Nova – Rua Anchieta, 2296 – Centro
Santarém
Data: 20/02
Horário: 19h
Local: Sindicato Rural de Redenção – Avenida Brasil, 350, Jardim Cumarú, Parque de Exposições.
Sobre a BVRio: A bolsa de valores ambientais BVRio é uma organização com a missão institucional de promover o uso de mecanismos de mercado para facilitar o cumprimento de leis ambientais no Brasil. Através da sua plataforma BVTrade, a BVRio apoia o desenvolvimento de mercados ambientais em todo o Brasil.
Para saber mais, visite: www.bvrio.org
Autor: Assessoria
Fonte: O Nortão