Debate discute multilateralismo e os caminhos para a COP20

Transmissão ao vivo pela internet

“Rumo a COP 20: o papel do multilateralismo na construção de um novo acordo climático” é o tema do debate que será promovido pelo grupo Carta de Belém e pela Fundação Heinrich Böll na próxima quinta-feira (28/8), em Brasília, com transmissão ao vivo pela internet. Participam do debate o ministro Raphael Azeredo, chefe do Departamento de Meio Ambiente e Temas Especiais do Ministério de Relações Exteriores; André Barreto, consultor da Terra de Direitos e membro do Grupo Carta de Belém, Iara Pietricovsky, integrante do colegiado de gestão do Instituto de Estudos Socioeconômicos (INESC) e como mediadora, Fátima Mello, assessora da FASE.
A COP20 que acontece em Lima (Peru), em dezembro deste ano, será um momento crucial para as negociações de um acordo global sobre o clima a ser firmado em Paris, em 2015. As contribuições dos países para o acordo devem ser apresentadas até março do ano que vem. As discussões em Lima devem incluir negociações sobre mitigação, adaptação, o mecanismo de perdas e danos, financiamento, entre outras temáticas.
Segundo a pesquisadora Camila Moreno, que participa do Grupo Carta de Belém, as negociações se destacam pela ambição e abrangência dos temas e ações que contemplam, e quando concluídas, um acordo global sobre o clima estará criado, estabelecendo um regime inédito no sistema multilateral desde que foi criado o sistema ONU, no final da Segunda Guerra Mundial. Assim, para além de um acordo global sobre ‘o clima’, o que atravessa todo o horizonte de negociação é a redefinição de um paradigma para a cooperação internacional e uma nova era de financiamento ao desenvolvimento submetido à agenda climática.
Questões como essas serão discutidas no debate que será transmitido ao vivo pela PostTV e no site da Fundação Henrich Böll, com participação do público pelo chat da transmissão. A atividade faz parte de uma oficina fechada de preparação para a COP 20, que busca dar insumos para o entendimento sobre as negociações no âmbito da Convenção Marco das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (UNFCCC) e fomentar o diálogo entre representantes de organizações da sociedade civil e negociadores brasileiros.
De acordo com Maureen Santos, coordenadora do programa Justiça Socioambiental da Fundação Heinrich Böll Brasil, espaços de debate como este, com possibilidade de enviar perguntas e comentários para os debatedores, são importantes para democratizar informações sobre como o Brasil vem se posicionando nas negociações no âmbito da Convenção de clima. Assim como são fundamentais para desmitificar que o debate climático é algo puramente técnico e que é possível entender os temas que estão sendo negociados e que terão impacto direto na vida da população brasileira.
Serviço: Debate: “Rumo a COP 20: o papel do multilateralismo na construção de um novo acordo climático”
Data: 28 de agosto, às 16h
Transmissão: http://postv.org/ e http://br.boell.org/pt-br
Integrantes da mesa: Raphael Azeredo, ministro chefe do Departamento de Meio Ambiente e Temas Especiais do Ministério de Relações Exteriores; André Barreto, consultor da Terra de Direitos e membro do Grupo Carta de Belém; Iara Pietricovsky, integrante do colegiado de gestão do INESC e como mediadora, Fátima Mello, assessora da FASE.

Agenda oficial das negociações climáticas:
23 de setembro: Cúpula Climática das Nações Unidas, Nova Iorque, EUA
4- 7 de novembro: Pré-Cop Social , Caracas,Venezuela
1-12 de dezembro de 2014: COP 20 – reunião anual da Convenção, Lima, Peru
Dezembro de 2015: COP – momento para concluir e aprovar o texto de um acordo climático global, Paris, França