Flona do Crepori (PA) é concedida ao manejo florestal sustentável

Área de aproximadamente 194 mil hectares poderá produzir mais de 100 mil metros cúbicos de madeira legal por anoShare omal

Duas unidades de manejo florestal (UMF) da Floresta Nacional do Crepori, sudoeste do Pará, foram concedidas para a empresa paraense Brasad’Oc Timber realizar atividades de manejo sustentável. Com aproximadamente 134 e 60 mil hectares, as unidades estão localizadas no município de Jacareacanga e a partir da operação das concessões poderão produzir mais de 100 mil metros cúbicos de madeira por ano.
A partir da operação dos trabalhos nas duas unidades concedidas ao manejo florestal, cerca de 380 trabalhadores terão carteira assinada. O número abrange os profissionais que vão a campo, os que trabalham no processamento da madeira e os que supervisionam e planejam as atividades econômicas.
Estima-se que mais de 80% dos postos de trabalho serão preenchidos por mão-de-obra local. Além disso, as comunidades do entorno da UC serão beneficiadas com investimentos em bens e serviços.
A assinatura dos contratos foi realizada na última sexta–feira (6), na sede do Serviço Florestal Brasileiro (SFB), em Brasília, e contou com a presença da ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira.
Durante a cerimônia, a ministra Izabella Teixeira frisou a necessidade de ampliar a questão das concessões florestais. “O modelo tem que ser de grande escala, transparente, referência; tem que viabilizar uma economia florestal compatível ao País. Isso precisa ser feito de maneira estruturada e não mais em pequena escala. Há uma ambição política legítima de ampliar o número de florestas nacionais com vistas à concessão pública”, disse.
Para o presidente do ICMBio, Roberto Vizentin, cada contrato representa uma porta aberta para a relação entre concessão florestal e preservação ambiental. “E cada porta aberta é uma porteira do desmatamento desordenado fechada. Avancemos por essa política, que já é vitoriosa”, disse.
O manejo florestal é caracterizado pela intervenção planejada e com baixo impacto à vegetação, o que garante a manutenção da biodiversidade e a eficiência na produção de madeira.
Empresa selecionada
A Brasad´Oc Timber Comércio de Madeiras Ltda venceu o processo licitatório de duas das quatro unidades da Flona e vai realizar o manejo florestal sustentável por 40 anos dessas áreas, que têm 59,8 mil e 134 mil hectares. Estima-se que a produção nesses locais ultrapasse os 100 mil metros cúbicos de madeira por ano, o que aumentará a oferta de madeira legal no mercado e contribuirá para o desenvolvimento local sustentável.
Marcus Vinicius Alves, diretor-geral substituto do Serviço Florestal Brasileiro (SFB), também participou da assinatura e ressaltou a importância da concessão. “São os primeiros contratos de concessão que estão sendo assinados numa região de extrema sensibilidade social e ambiental, que é a região do Pará ao longo do eixo da BR-163. Esses contratos representam uma prova para a consolidação da política de concessões florestais numa região bastante sensível sob vários aspectos”, afirmou.
Elaboração do edital
Para a elaboração do edital de licitação para concessão na Flona do Crepori, o Serviço Florestal Brasileiro promoveu um processo de consulta pública, com a realização de audiências públicas e reuniões técnicas na região para apresentar e debater o pré-edital. O resultado foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) de 25 de abril.
A Flona do Crepori
A Flona do Crepori tem 742.197 hectares e localiza-se no sudoeste do Pará, área de influência da BR-163. Está entre os municípios de Itaituba e Jacareacanga, no interflúvio dos rios Madeira e Tapajós, fronteira com o estado do Amazonas. A UC foi criada em fevereiro de 2006 no âmbito das medidas de ordenamento territorial e proteção ambiental.