03 de Setembro de 2013
O Governo do Acre, a CARE Brasil e o IMAFLORA divulgam o Manual de Monitoramento das Salvaguardas Socioambientais de REDD+, sigla para Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação florestal.
O Manual, que está disponível gratuitamente para download nos sites das entidades envolvidas (para download em nosso site clique AQUI), foi elaborado para auxiliar o Instituto de Mudanças Climáticas e Regulação de Serviços Ambientais do Acre (IMC) na implementação do monitoramento de Salvaguardas de REDD+, construído a partir de indicadores adequados à realidade local: os indicadores acrianos.
O Governo do Estado do Acre foi o primeiro a desenvolver um amplo programa nessa área, chamado de Sistema de Incentivos a Serviços Ambientais (SISA), com vista ao aprimoramento da gestão pública sobre seus ativos florestais.
O SISA foi criado com o objetivo de estimular o desenvolvimento sustentável da região e, ao mesmo tempo, promover a conservação das matas e proporcionar renda e qualidade de vida às populações rurais.
Para isso, foi necessário construir salvaguardas socioambientais que garantam o respeito aos direitos das populações tradicionais, dos povos indígenas, das comunidades locais, além da ausência de impactos negativos à biodiversidade.
Leia a notícia completa no site da IMAFLORA.