GCB no 10º Fospa: Bioeconomia na Amazônia — o que é e quais as consequências para os povos e os territórios?

As crises econômica, ambiental, alimentar e sanitária acirraram disputas e aceleraram projetos relacionados à reinvenção da economia no século XXI. Distintos atores políticos têm visto esse cenário como uma oportunidade para promover a transição verde da economia. Internacionalmente, o Brasil se apresenta como potencial líder nesse processo, justificando o seu protagonismo com base na existência de florestas em território nacional e sua rica biodiversidade. O país é apresentado como espaço privilegiado para a experimentação das várias propostas da bioeconomia em distintos setores. No entanto, as consequências dessas propostas para povos e territórios permanecem pouco debatidas.

Por isso, o Grupo Carta de Belém promove um encontro na próxima quarta-feira (27), prévio ao X Fórum Social Pan-Amazônico (Fospa), em Belém, capital do estado do Pará. Este que é o primeiro encontro ampliado dos membros do Grupo, tem por objetivo debater os impactos da bioeconomia para os povos e os territórios da Amazônia.

A atividade promove dois momentos de mesa redonda. O primeiro provoca: “que é, como se estrutura como política e quais os impactos da bioeconomia para povos e territórios?”, o segundo momento da atividade prepõe o debate: “Como a bioeconomia chega aos territórios e como os territórios respondem à bioeconomia?”.


Recuperação verde da economia nas eleições 2022

No final da tarde, ocorre ainda a entrega do documento “RETOMADA VERDE NAS ELEIÇÕES: contribuições do Grupo Carta de Belém ao debate eleitoral e à reconstrução da política socioambiental brasileira” para pré-candidatos à Câmara Federal pelo estado do Pará. A atividade evento prevê um debate com deputados candidatos às eleições deste ano.

O X Fórum Social Pan-Amazônico

O Fospa é um espaço de articulação dos povos e comunidades da Amazônia para a incidência política e cultural frente ao atual modelo desenvolvimentista. Modelo esse um modelo obcecado pelo crescimento econômico, às custas dos direitos dos povos e da natureza, que promove políticas exploratórias, megaprojetos, o avanço do agronegócio e de de empresas transnacionais sobrepondo aos direitos das comunidades locais. Dessa forma, colocando o planeta à beira de uma catástrofe climática.

O Fospa traz uma extensa programação, com mobilização do público nacional e internacional, para os eventos coletivos e ocorre entre 28 e 31 de julho em Belém (PA). O Foro promove o encontro de diversos movimentos e organizações sociais dos países que integram a região Pan-Amazônica: Venezuela, Peru, Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Guiana Francesa, Suriname, além do Brasil. O evento ocorre no campus da Universidade Federal do Pará (UFPA).