Em atividade para debater políticas de meio ambiente, Grupo Carta de Belém entrega informativo “Retomada Verde nas Eleições” ao pré-candidato Lula

Entrega ocorreu durante encontro para debater propostas para construção das políticas de meio ambiente. | Foto: Ricardo Stuckert

O Grupo Carta de Belém esteve neste sábado (4) em reunião com o ex-presidente e pré-candidato à presidência Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para debater propostas voltadas ao meio ambiente e à proteção da Amazônia.

Luz Gonzalez, da Central Única dos Trabalhadores (CUT), e Rud Rafael, da Federação de Órgãos para Assistência Social e Educacional (FASE), representaram o Grupo e entregaram o informativo “Retomada Verde nas Eleições: contribuições do Grupo Carta de Belém ao debate eleitoral e à reconstrução da política socioambiental brasileira”. O documento é uma síntese do estudo feito em parceria com pesquisadores de distintas universidades brasileiras e que resultou na publicação “O Brasil na Retomada Verde: Integrar para Entregar”.

O documento questiona: sobre quais bases se dará a reconstrução da política socioambiental brasileira? Qual papel vem sendo reservado ao meio ambiente e aos povos e comunidades tradicionais e camponesas nessa agenda? O informativo traz ainda uma análise sobre como o contexto de crise abriu espaço para “uma série de medidas que se reuniram no pretexto de “reiniciar” (“reset”) a economia sob bases mais sustentáveis. É, assim, endossada a agenda da ‘retomada verde’ da economia, na qual a descarbonização é alçada a objetivo social consensual, fundamentando-se nos relatórios do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC)”. O material ainda aborda o Green New Deal Europeu, o papel do Brasil nesse processo e as propostas do Grupo Carta de Belém de ações urgentes a curto e médio prazo para uma política socioambiental brasileira participativa, transparente, democrática, soberana e que respeite os direitos de povos e comunidades tradicionais.


Também foi entregue o documento “Plataforma de Lutas pelo Direito à Cidade” ao pré-candidato. Os documentos reúnem conjuntos de analises e propostas elaboradas pelos movimentos sociais sobre as ações necessárias para garantir os direitos socioambientais, territoriais, de povos e comunidades tradicionais, camponesas e das cidades.

Temas centrais a serem debatidos com os candidatos na construção de suas plataformas para as eleições deste ano.